Blaise Pascal nasceu em 1623, em Clermont, em França. Filho de Étienne Pascal (1588-1651) um matemático amador e jurista que foi o 2º presidente do tribunal de Clermont e de Antoinette Begon.
Embora o pai quisesse que ele estudasse matemática só a partir dos 15 anos, Pascal começou a trabalhar em geometria aos 12, chegando a descobrir sozinho que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos rectos.
Aos 14 anos, passou a participar nas reuniões semanais da instituição que seria, mais tarde, a Academia das Ciências francesa.
Aos 16 anos, descobriu o "Teorema Pascal": "se um hexágono estiver inscrito numa cónica, então as intersecções de cada um dos três pares de lados opostos são colineares". O seu trabalho -"Ensaio sobre as secções cónicas"- foi publicado em 1640, e Pascal trabalhou nele durante três anos.
Em 1639, a família Pascal mudou-se de Paris para Rouen, onde o seu pai tinha sido nomeado colector de impostos da Normandia Superior.
Aos 18 anos, e com o objectivo de ajudar o pai, Pascal inventou a 1ª máquina digital, para levar a cabo o processo de adição e subtracção e, posteriormente, organizou a produção e comercialização destas máquinas de calcular.
Quando o seu pai morreu, Pascal escreveu a uma das suas irmãs uma carta sobre a morte com um profundo significado cristão em geral e, em particular, sobre a morte do pai. Estas suas ideias religiosas foram a base para a sua grande obra filosófica "Pensées" que constitui um conjunto de reflexões pessoais acerca do sofrimento humano e da fé em Deus.
Em 1654, Pascal concebeu um triângulo conhecido por Triângulo de Pascal. Trata-se de um arranjo triangular de números em que cada número é igual à soma do par de números acima de si. Apesar desse triângulo ser conhecido há muitos anos, Pascal descobriu, a partir dele, inúmeras propriedades.
O seu último trabalho, em 1658, a Ciclóide- a curva traçada por um ponto da circunferência que gira, sem escorregar ao longo de uma linha recta.
A partir de 1654 dedicou-se intensamente à Teologia.
Pascal faleceu aos 39 anos (1662) devido a um tumor maligno.
A sua invenção da máquina de calcular, foi muito importante para o mundo moderno. Por essa razão, foi dado o seu nome a uma linguagem informática: "linguagem Pascal".
Ana Rita Silva nº3

Nenhum comentário:
Postar um comentário